domingo, 3 de junho de 2012





I. O Zeus Olímpico

   Na antiga Grécia, quando se realizou a primeira Olímpiada, ela era dedicada a Zeus, o criador, a Héracles, o fundador e a Pélops, o primeiro vencedor.
   Os jogos iniciavam no grande templo de Hera, e terminavam no templo de Zeus. Este último era um belo templo e após terminar os jogos, os competidores entravam. Lá, havia uma das Sete Maravilhas do Mundo, bem no fundo, sendo que ao entrar logo o via: A Grande Estátua de Zeus.
   Esta estátua fora esculpida por Fídias, o maior arquiteto grego. Sua intenção de deixa-la no fundo era de encaminhar o visitante através da incerteza e do medo. Ele a esculpira com toda a precisão e com todo o amor. Talvez a mais célebre das Sete Maravilhas do Mundo seja o Zeus Olímpico. Para tamanha precisão, Fídias a esculpiu com ferramentas minúsculas, como as usadas pelos joalheiros, portanto, Zeus é uma joia.
    Esta estátua media doze metros de altura. Para melhor descrevê-la, será preciso ler um relato de Pausânias:
    “O deus está sentado num trono e é feito de ouro e marfim. Tem na cabeça uma coroa que imita ramos de oliveira. Na mão direita segura uma Vitória, também de marfim e ouro, a qual tem uma fita e, na cabeça, uma coroa. Na mão esquerda do deus encontra-se um cetro adornado com toda a espécie de metais; a ave pousada no cetro é uma águia. De ouro é também o calçado do deus, e o manto igualmente. No manto estão gravadas figuras de animais e de flores de açucena. [...]”
   Para resumir o relato, o Zeus possuía uma base retangular que, pelas descrições, era tão ornado de figuras que o Zeus Olímpico era uma estátua quase barroca. Possuía uma inscrição na base: “Fídias, filho de Cármides, Ateniense, me fez”.
   Os polidores de Fídias vinham e poliam o marfim e o ouro. A estátua era muito querida e amada. Um visitante disse: "Posso informar as medidas desta estátua, mas não seu efeito". Outro visitante disse que as outras seis maravilhas nós honramos, mas Zeus, nós veneramos.
    Seu fim veio com os cristãos. O local onde havia sido feito o Zeus virara Igreja. A estátua havia sido levada para Constantinopla, para a coleção de Lausus, que colecionava esculturas pagãs e as expunha em seu palácio. O Zeus de Fídias ficava no final do corredor, na qual acredita-se que tenha sido destruída numa revolta na cidade. Seu rosto então virou a face de Cristo Onipotente para a Igreja bizantina.  

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